terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Aulas do dia 20fev2013 - Língua Portuguesa e Ciências.





Língua Portuguesa
Folhinha
Fonema
   A palavra fonologia é formada pelos elementos gregos fono ("som, voz") e log, logia ("estudo", "conhecimento"). Significa literalmente "estudo dos sons" ou "estudo dos sons da voz". O homem, ao falar, emite sons. Cada indivíduo tem uma maneira própria de realizar esses sons no ato da fala. Essas particularidades na pronúncia de cada falante são estudadas pela Fonética.
Dá-se o nome de fonema ao menor elemento sonoro capaz de estabelecer uma distinção de significado entre as palavras. Geralmente, aparecem representados entre barras. Assim: /m/, /b/, /a/, /v/, etc.

Observe, nos exemplos a seguir, os fonemas que marcam a distinção entre os pares de palavras: amor – ator        morro - corro            vento - cento



Fonema e Letra

1) O fonema não deve ser confundido com a letra. Na língua escrita, representamos os fonemas por meio de sinais chamados letras. Letra é a representação gráfica do fonema. Na palavra sapo, por exemplo, a letra “s” representa o fonema /s/ (lê-se sê); já na palavra brasa, a letra “s” representa o fonema /z/ (lê-se ).

2) Às vezes, o mesmo fonema pode ser representado por mais de uma letra do alfabeto. É o caso do fonema /z/, que pode ser representado pelas letras z, s, x:

Exemplos: zebra – casamento - exílio

3) Em alguns casos, a mesma letra pode representar mais de um fonema. A letra x, pode representar: o fonema sê -  texto, o fonema : - exibir, o fonema che - enxame, o grupo de sons ks –xi.

4) O número de letras nem sempre coincide com o número de fonemas.
Exemplos:

fonemas
letras

Tóxico
/t/ó/k/s/i/c/o/
t ó x i c o


1 2 3 4 5 6 7
1 2 3 4 5 6

galho
/g/a/lh/o/
g a l h o


1 2 3 4
1 2 3 4 5

5) As letras m e n, em algumas palavras, não representam fonemas - compra – conta, nessas palavras, m e n indicam a nasalização das vogais que as antecedem.

Veja ainda: nave: o /n/ é um fonema; dança: o n não é um fonema; o fonema é /ã/, representado na escrita pelas letras a e n.

6) A letra h, ao iniciar uma palavra, não representa fonema.
Exemplos:

fonemas
letras

hoje
ho / j / e /
h o j e


1    2     3
1 2 3 4

                  


1. Identifique os fonemas que diferenciam as palavras indicadas:

TORTA -  - MORTA – PORTA                                                           O fonema /t/.



2. Troque apenas uma letra e descubra outras palavras:
a) mata =                                                                                rato, lata, nata....
b) posto =                                                                               pasto, rosto, posta....

3. Transcreva a alternativa correta:
A palavra exceto tem seis letras e seis fonemas.
A palavra exceto tem seis letras e cinco fonemas.                                                X

4. Leia em voz alta esta frase: “Da janela de sua cela, Zorro pensava em como alcançar a sela de seu cavalo”.
Considerando as letras e os fonemas, que tipo de ocorrência há entre as palavras destacadas?                                        As letras c e s correspondem a um fonema: /s/.

5. Forme grupos de palavras de acordo com a indicação:
aproximar a -auxílio a   axila b                 exagera c    exaltar c     exame c
examinar c   exatidão c exaustivo c           exemplo c    exercício êxito c
explicação a exposição a     extremidade a       fixar b        fixação b
flexão b      flexível proximidade a   próximo a  taxímetro=b            texto=a

a) palavras em que a letra x representa o fonema /s/
b) Palavras em que a letra x representa o som de /k/ e o de /s/
c) Palavras em que a letra x representa o som de /z/








Ciências
Folhinha



Órgãos dos sentidos - conjunto de órgãos receptores externos de estímulos sensoriais dos sentidos, transformam os estímulos (luz, som, calor, pressão, etc.) em impulsos nervosos, onde esses percorrem as células nervosas até o centro nervoso, o cérebro (receptor interno). O cérebro interpreta e transforma os impulsos nervosos em sensações de quente, frio, de sabores, de cheiros, de sons, de percepção de luminosidade (claro ou escuro) ou de distinção de cores.

Órgão (anatomia)
Em biologia, um órgão (do latim organum) e do grego όργανον (órganon), “instrumento, ferramenta", é um grupo de tecidos (conjunto de células especializadas) que formam uma função específica ou grupo de funções. Usualmente existem tecidos "principais" e "esporádicos". O tecido principal é aquele que é único para um órgão específico. Por exemplo, o tecido principal do coração é o miocárdio, enquanto os esporádicos são os nervos, sangue, tecido conjuntivo, etc.
Em botânica e zoologia, principalmente na anatomia, um órgão é um conjunto de tecidos que evoluíram para executar determinada função vital. Alguns órgãos comuns aos vertebrados são o coração, o cérebro, o estômago, etc. Nas plantas "superiores", os órgãos principais são a raiz, o caule, as folhas, as flores e os frutos.
Um conjunto de órgãos com funções relacionadas chama-se sistema. Por exemplo, o sistema respiratório dos animais ou o sistema radicular das plantas vasculares (plantas com tecidos especializados – o xilema e o floema - para o transporte de água e seiva que alimentam as suas células).

 

Órgãos dos animais

Os órgãos dos animais incluem, dentre outros, o coração, o pulmão, o cérebro, os olhos, os ossos, o rim, os intestinos, a pele (o maior órgão), bexiga, e os órgãos sexuais. Os órgãos internos coletivamente são, às vezes, chamados de "vísceras".

 

Órgãos das plantas

Os órgãos das plantas podem se dividir em vegetativo e reprodutivo. Os órgãos vegetativos das plantas são raiz, caule e folha, enquanto os reprodutivos são a flor, semente e fruta.
Os órgãos vegetativos são essenciais para manter a vida de uma planta (eles formam as funções vitais, como a fotossíntese), enquanto os reprodutivos são essenciais na reprodução.                                                                                                Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário